Evolução de peso

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Alimentos termogênicos

Gentee..fiquei mega feliz com tantos comentários.. na verdade eu nunca havia explicado esse negócio de comentário anônimo, e muita gente não sabia. Então como disse uma amiga aí em um comentário, assim como os blog nos motivam as blogueiras também precisam de comentários para se manter motivadas.Adoro ver as pessoas do meu mundo real por aqui também, e estou bem feliz que algumas estão seguindo dicas. Se quiserem compartilhar comigo os resultados vou ficar lisongeada também. E Claudinha,que coisa mais chique, casa nova, que inveja brancaa... Assim como você está mantendo o foco para conseguir sua casa nova, pode ter certeza que vc tambem tem essa força pra emagrecer. Acho que é assim com tudo na vida. Mas concordo que uma coisa de cada vez é mais fácil.
Não iria me pesar, mais aí eu pensei não vou, não vou ..aih eu vou..kk.. Perdi muito essa semana, na sexta passada estava extamente com 76.400 ,  hoje estou com 75.100 menos 1.300 . Sinal que retomei fazendo tudo certinho.
Como prometido preparei algumas explicações sobre alimentos termogênicos, que eu vivo falando.
Eu sei o que é, mais não sei explica muito bem entendem..hehe..mais com a ajuda do meu amigo google tentarei encontrar palavras para expressar o que sinto pelos amigos termogênicos..kk profundo. O que está escrito em rosa são palavras minhas:
(...)
Quando se está de dieta, toda ajuda é bem vinda. Na dificuldade de enxugar as gordurinhas, se você é do tipo que acredita que a única maneira de dar certo é fechar a boca, está enganado! O melhor, já comprovado é adotar um estilo de vida saudável, seguindo dois caminhos: reduzir a energia ingerida,ou seja, controlar a alimentação, ou aumentar o gasto calórico, por meio de exercícios físicos.
Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, certo? Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.
Alimentos termogênicos, como o nome já diz, possuem um efeito térmico, ou seja, aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo.
Entenda que quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. A nutricionista funcional Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro, explica: "As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade"
Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém estes, por si só, não devem ser "encarados" como milagrosos. Devem ser inclusos aliados a uma alimentação saudável; e associados à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento. Sozinhos não têm nenhum efeito no organismo.(Isso é um recado para as pessoas que querem emagrecer sem esforços ok )
Além disso, os termogênicos possuem algumas restrições. "Quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular". lembrando também que crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. "
( Informações retiradas desse site aqui e desse aqui.)

Segue alguns alimentos Termogênicos fáceis de incluir na alimentação:

Pimenta vermelha: Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.(Vale o molho de pimenta vermelha, aquele que tem no mercado mesmo. Está sempre presente nos meus pratos salgados e na mesa do almoço. Lembrando que moderadamente, e se você tiver hemorróidas já sabe né, acho melhor esquecer isso. )
Chá verde (Camellia sinensis): "Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico" Para que o efeito aconteça, aconselha-se cinco xícaras de chá por dia . Mas, cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite. ( Não preciso comentar muito sobre , ja falei bastante sobre o chá verde. Sou adepta pra todo e sempre.)
Canela: Além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa. ( Eu incluo a canela em vitaminas, no iogurte, mas adoro mesmo por cima da banana acompanhada de aveia no microondas. Experimentem.)
Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. "O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas". A quantidade indicada  é de duas fatias pequenas.( Descobri gengibre na horta do meu pai essa semana, tentarei incluir na alimentação, pois ja li várias blogueiras contando que funciona. Vamos ver o que vou invetar com ela, depois eu conto viu)
Alimentos com Ômega 3: O omêga 3 é encontrado em peixes - como salmão e atum - e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo. ( Pra quem axa nojento mecher com peixe, ja pesquisei muito sobre, e as sardinhas e atum enlatados também estão valendo. Eu sempre tenho no armário nas versões light. faço pates com tomate, e temperinhos verdes. Até pastelão de atum com brócolis inventei lá em casa. Fica ótimo. É legal consumir pelo menos 1 vez na semana )
Água gelada: Sim, até mesmo a água gelada pode te ajudar a emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200kcal. (Ja li que não tem nenhuma comprovação cientifica, mais a água com certeza não faz mal. Então não custa nada tentar né).

Esses são alguns alimentos que eu faço uso, e que acho super fácil de incluir. Mas se pesquisarmos mais veremos que existe uma extensa lista de termogênicos. Se conseguir incluir pelo menos algum desses aí já é alguma coisa né. Só não esqueçam das contra-indicações, que assim como tudo que é demais também faz mal.

Segue minha alimentação de ontem só pra não perder o costume:

Data:quinta-feira, 10 de maio de 2012
Café da manhã / 7:301 fatia de pão light de gergelin e linhaça com meia fatia presunto e meio polenguinho. 1 fatia de mamão, 1 activia com aveia.
Lanche da manhã / 10:151 pera, meia fatia abacaxi
Almoço / 12:153 colheres de arroz, 3 colheres de strogonof de frango light, cenoura, vagem, repolho cozido, salada de tomate.
Lanche da tarde / 15:001 laranja, meia fatia de abacaxi, 
Jantar / 18:002 fatias de pão light de gergelin e linhaça com 1 fatia presunto, meio polenguinho e tomate. Meia xícara de café au lait( cafeteira nescafé dolce gusto aqui do escritório, chique né))
Ceia / 21:001 fatia de abacaxi e  1 fatia de cuca de banana.
At. FísicaPela manhã: 30 minutos de caminhada até o escritório.
NOITE: 30 min simulador de caminhada


Troquei alguns itens , afinal não só de peito de peru e requeijão light vive o homem..kk Polenguinho e presunto moderadamente POOOODEE.. o pão light é de fabricação do mercado ARCHER, pra quem mora aqui na região. Com linhaça e gergelin, é bem gostoso.

Bom final de semana a todas.. bjãoozão

Gisa

9 comentários:

  1. Gisa... legal dos alimentos termogênicos =))falei com o profe da academia sobre isso segunda-feiraa... sobre o que comer pra ajudar a queimar hehehe
    Apesar que só incluir na minha alimentação até agora a pimenta e a azeite de linhaça.. mas vou tentar incluir o restoo hehee...
    Eeee Hj é sextaaaa, o dia já amanheceu mais lindo hoje hehhe pq será ??? pq vamos embora as 17 hrs hehehehe e o findii chegouuuuuuu hehehe!!! bjo amooooo !!

    ResponderExcluir
  2. Adorei isso dos alimentos termogenicos!tbm vou tentar incluir slguns na minha alimentação! Hoje e amanha tenhu niver e jantar! Meu bom jesus da Reeducação Alimentar dai-me foco nestas horas! hehehehe

    Bjão Gisa! e bom fim de semana!

    Eu axu q ontem eu comentei... mas não axei meu comentario.. kkkk

    ResponderExcluir
  3. Amei a matéria de hoje das dicas acima gostei do omega 3 e água,parabéns mais uma vez pelos 75 kg e assim vai...Siga em frente amiga!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Amei.... adoro suas dicas o jeito como conta os fatos ...kkkkk seu blog é nota 10..hj me esclarecu e muito as dúvidas q eu tinha sobre esse alimentos ... Parabéns continue sendo assim empolgante rsrs...
    Bjo no coração Gi !!!!!!!!!!!
    Ass Thaís Ferreira ......

    ResponderExcluir
  5. REALMENTE É MUITO GOSTOSO O APOIO QUE RECEBEMOS....

    MENINA EU TO NOS TERMOGINICOS SEM SABER...

    SEM CONSUMO OMEGA 3 EM CAPSULA
    SEMPRE TOMO CHA DE CANELA E PROCURO SEMPRE TOMAR AGUA GELADA!

    REALMENTE ISSO TEM ME AJUDADO BEM!

    UM BEIJAO OTIMO FINAL DE SEMANA

    ResponderExcluir
  6. Gisa!
    Que post maravilhoso, esclareceu muitas dúvidas, obrigada!
    Realmente sem esforço não tem como, mas essa forcinha dos termogênicos é muito bem vinda.
    Você está indo muito bem com a sua alimentação, é isso aí1
    Bom final de semana!
    beijosss

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Gisa, essa matéria, valeu!

    Obrigada sempre por todo carinho e pela iniciativa em partilhar conosco, bjs e um findi feliz, feliz, feliz!

    ResponderExcluir
  8. adoreiii!!! de verdade.
    estava mesmo precisando de dicas em relação a isso.. =)

    gi to tão feliz q vc está mais animada.. que emagreceu 1.3 (igual a mim..rsrs) nessa volta, e está voltando a ter a animação que faz de vc uma amigona parceira!!!

    =)

    O BEIJOOOO!!!!

    ResponderExcluir
  9. meu comentário ta dando erro!!! rsrs

    vou tentar outra vez..

    tchutchuca, to mt feliz por varios motivos.
    vc está se animando outra vez, vc emagreceu 1.3 (igual a mim..rsrs) , vc está retomando as coisas e espantando o desanimo que tinha aparecido por aqui...

    quanta coisa boa!!!

    obrigada pelas dicas. estava precisando e essa da agua gelada foi uma excelente noticia!! rsrs

    O BEIJO!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Amoo Comentários... Se deixarem perguntas voltem mais tarde que provavelmente terei respondido. Bjuss Gi.