Evolução de peso

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Primeiro Passo - A ACEITAÇÃO

O primeiro passo é o mais difícil de todos, pois estamos acostumados, e não e nada mole abandonar a zona de conforto na qual nos encontramos.
Mas para tudo na vida precisamos dar o primeiro passo. Seja para caminhar, seja para começar a estudar, trabalhar, casar, ter filhos, e não seria diferente para emagrecer, pois até para engordar inconsciêntemente nós demos esse passo um dia. Só depende de nós mesmos.
Muitas pessoas já não sabem como fazer para começar.
No meu caso, na minha experiência (não gosto de generalizar, pois cada caso é um caso),o primeiro passo foi a ACEITAÇÃO.
Muitos obesos, enganam a si mesmos, não tem a capacidade de parar em frente ao espelho e admitir, "EU NÃO SOU FELIZ ASSIM". Quem diz que é feliz assim, parabéns, mais eu não era. Eu  não sei qual o significado que vocês atribuem a felicidade, mais para mim felicidade é ter saúde, é me sentir bem, é não ficar constrangida em não encontrar roupas, é não ter que ficar com medo de sentar numa cadeira e ela quebrar, é não chamar todos os olhares para mim e ter que ouvir "ELA TEM UM ROSTO TÃO BONITO", entre muitas situações que quem ja passou sabe como é.
A Obesidade é uma doença. Eu acho pura hipocrisia quando vemos comentários em que devem ser feitas mais campanhas de aceitação do obeso na sociedade. GENTE ISSO É QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA E NÃO DE ACEITAÇÃO.
Sou contra o preconceito seja ele de qualquer forma, mas devemos sim nos preoculpar com campanhas de conscientização principalmente direcionada ao obeso. De que se olhem no espelho e vejam o que estão fazendo com suas vidas. Campanhas mostrando o que a obesidade causa, assim como as campanhas de prevenção ao cigarro e ao alcoolismo. Não estou falando de quem está 10, 15 kgs acima do peso ideal. Estou falando de quem está 20, 30, 40, 50.. kgs acima.
Eu fico passada quando vejo pessoas postando, compartilhando fotos daquelas modelos plus size e dizendo que aquilo sim que é mulher de verdade. Gosto é gosto e não se discute. Mas a grande maioria que vejo compartilhando essas fotos, são mulheres que querem acreditar que aquilo é bonito,  mas me disculpem gente, a maioria dessas fotos é rebocada no photshop.(Desculpe se eu toquei na ferida de alguém, mais o blog é meu justamente para expressar minhas opiniões)
Vamos ser realistas: Se postassem uma foto daquelas mulheres como realmente elas são veríamos curvas cheias de celulite e nada de pneuzinhos lisinhos parecendo pele de bebê. Se conhece alguém assim me avise que eu preciso a receita que essa pessoa usa,  pois nem muitas magras são assim.
Pergunta para um homem o que ele acha daquilo, mais pergunte para um homem bem sincero. Mostra uma foto de uma mulher realmente normal, nada de modelo anoréxica e uma foto de uma modelo pluzs size acima de 100 kgs.
Falo isso porque eu só tomei iniciativa, quando realmente parei e me enxerguei de verdade.Claro que temos que nos amar do jeito que somos, e foi justamente isso que eu fiz, pois na minha cabeça eu não era daquele jeito.
 Eu nunca esqueço do dia que fui comprar calça e não encontrei mais calças que me coubessem em lojas normais. Me recusei a comprar calça em loja de tamanhos nobres e fiquei sem. Me espantei quando o tamanho GG ficou pequeno em mim. Pensei PQP #$%$#%@*, que vida é essa, o que estou fazendo comigo.
Todo mundo falava, todo mundo me alertava, mais eu achava que não estava tão mal assim.To bem na fita ainda. EU TINHA UMA IMAGEM DISTORCIDA DE MIM MESMA,(acho que ainda tenho, mais de outra forma, falo sobre isso outro dia).Inclusive na minha vida amorosa, pois nem eu não me amava daquele jeito, então como todos sabemos "para alguem nos amar, nós é que precisamos nos amar primeiro".
Nunca esqueço do dia em que conversando com uma fulana mais gorda que eu,  a fulana me perguntou meu peso. Eu que nunca passava na frente de uma balança porque no fundo eu tinha medo e não admitia, bem inocente respondi "ah, acho que to com uns 85 kgs" , e a fulana mais mentirosa ainda me diz "ah eu to com uns 80" . Juro que não foi minha intenção mentir, porém a ultima vez a muitos anos atrás eu realmente tinha 85 kgs.rsrsrs
Quando eu subi na balança e vi mostrando 109kgs, eu subi desci subi desci, ta loca essa balança só pode. Tirei tênis, larguei bolsa, tirei casaco. Baixou para 108kgs, aí só faltou eu querer tira a calcinha na famácia. Os 108 ainda estavão ali.  Aí eu me liguei da imagem distorcida que eu tinha a meu respeito, foi entãoque cheguei em casa e depois do banho fiquei pelada mesmo na frente do espelho e fiquei analisando, reparando.. busquei fotos normais, não as que eu retocava com o meu photoshop vagabundo as sem retoques mesmo, analisei me olhei e lembrei que nem sempre eu fui assim feia. E eu podia melhorar.EU CHOREI.
(Ta que depois eu lembrei da fulana mais gorda que eu que disse que tinha 80 kgs e me acabei de rir né, porque ou ela não se enchergava como eu ou a coitada tava mesmo mentindo.)
A primeira iniciativa não foi radicalizar geral, comer só mato e morrer da fome. Eu ja fiz isso uma vez e sei que depois eu ia comer realmente igual uma vaca para compensar.
Comecei adotando novos hábitos e mudando alguns.
Por Exemplo: Comecei tomando café da manhã que eu não tomava. 
Fiz "a compra" né: integrais lights, frutas e verduras. (hoje a minha compra é bem diferente, aprendi a diferenciar as coisas e a economizar tbm, outro dia explico)
Comecei a comer de 3 em 3 horas, a beber água, e a caminhar uns 15 minutos por dia num simulador de caminhada que nem era meu. (hoje eu já corro uns 3 kms na rua, não é muito mais é uma grande vitória, contando que eu fiquei um tempo parada)
Depois foi o almoço, eu só comia massa carne, fritura e tudo que faz mal. Então acrescentei verduras e saladas no almoço e parei de repetir o prato,  mais aí eu ainda comia muuuiittooooo, porém ja havia reduzido um pouco a quantidade.
Troquei o jantar regado a comidas boas na casa dos meus pais por sanduíche natural, mais aí no começo eu ainda comia umas 4 fatias de pão integral nessa refeição, mais havia reduzido os pratões de pedreiro do jantar, eu tava no lucro.
E aos poucos conforme meu organismo acostumava eu ia reduzindo, trocando algum alimento, fui aprendendo a comer certo, analisando e conhecendo minha cabeça, meu corpo, meu organismo.
Subir na balança toda semana foi me dando um ânimo... Na primeira eu vi meu corpo desinchar um pouco, pois muito é retenção de líquido, se foram 4 kgs de uma cacetada só. foi ótimo.
Comecei a pesquisar mais sobre nutrição, e sobre tudo que fosse relacionado. Encontrei os blogs lights que me ajudaram. em 6 meses tinham ido embora 24 kgs. A minha imagem distorcida,  fez com que eu achasse aquele número o máximo e que assim estava bom. Aí eu comecei a manter aquele peso...
Como cabeça e corpo trabalham juntos, depois que  namorado sofreu acidente e fico ali de cama, eu perdi o foco. Engordei os 10 kgs que ja falei sobre, porém agora o meu foco é outro. Já emagreci novamente  aqueles 10 kgs que engordei e um pouco mais, e se aprendemos com os erros eu aprendi com esse. Me comprometi a criar o blog para toda vez que eu ficar mal eu vir aqui e ler tudo que está documentado e me animar novamente. Dessa vez não quero apenas emagrecer, quero ficar magra. O que é uma coisa bem diferente da outra. Talvez se na época do acidente, a um ano atrás, eu tivesse procurado ajuda psicológica ou tivesse um blog meu, eu tivesse lembrado de tudo que sacrifiquei e passei e não tivesse mais cometido as atrocidades que cometi. Porque você pode emagrecer, mais a gorda que morou ali, vai sempre estar ali escondida em algum lugar protinha para atacar.

OUTRA COISA SUPER IMPORTANTE NO EMAGRECIMENTO: FOCO E DISCIPLINA..mais isso será tratado no próximo post ok. ;) Esse já ta comprido d++...

Obrigada por lerem minhas ladainhas...(desculpe os erros de português e as letras comidas, é que mesmo assim de dieta, volta e meia eu como alguma coisa diferente, TIPO LETRAS  hehe)

Abraços, agora quase magrinhos...
Gi!

6 comentários:

  1. Ameii! cada vez eu fico mais fissurada nesse blog! Gisa Parabénsss! Vc já tomou minha atenção completamentee! hehehehehe

    ResponderExcluir
  2. Que bacana esse teu "diário" Gisa...acaba animando a gente também pra seguir teu exemplo...e o mais bacana nisso tudo é emagrecer com saúde, bem aos poucos, pra ficar uma aparência saudável e bonita e não aquela coisa que se vê em muitas pessoas, que é o emagrecimento imediato onde a pessoa fica com aquela cara de doente...
    Parabéns por tua iniciativa, e com certeza daqui pra frente será um grande exemplo a ser seguido.

    ResponderExcluir
  3. Gisaaaaa, sua lindaaa!!!!

    Muito legal sua história!!!! Preciso dessa tua força de vontade!! Acabei uns pedacinhos de ovo de páscoa :( Já já coloco no blog!!!

    Força aí...me ajudaaaa kkkkkk!!!!

    Bjoooo!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu fico boba com esse teu blog amigaa!!
    Parabéns, vc merece ficar magraaaa mesmo, por todo o esforço.
    E eu tô nessa tbm e vô consegui com a tua ajuda, é claro!
    Beijão amigaa
    Thata Becker

    ResponderExcluir
  5. UAU!!!!
    Que post foi esse amiga?
    Excelente.
    Concordo com tudo q vc disse sobre plus size. Super mega concordo.
    Entendo perfeitamente esse negocio de nao se enxergar. ô se entendo!

    Parabens por todas as suas vitorias! vc é merecedora!!!
    com certeza vai conseguir se manter assim.
    nao tenho duvidas!!!

    O BEIJO

    ResponderExcluir

Amoo Comentários... Se deixarem perguntas voltem mais tarde que provavelmente terei respondido. Bjuss Gi.